
Kees van de Veen, Países Baixos, jornais e revistas do Norte.
Os artistas Janna Bathoorn e Onur Kilincci, que juntos são conhecidos por Güler Lacht (Glère Risos), a tirar fotografias de pessoas vestidas com roupa do Médio Oriente contra o pano de fundo, a fim de desafiar os preconceitos.
Diariamente somos confrontados com imagens manipuladas e adulteradas, fazendo com que a veracidade das mesmas não corresponda à realidade.
A fotografia é algo que nos sensibiliza, e ao mesmo tempo testemunha um facto, e por isso, muitas vezes é manuseada por programas informáticos ou de outras formas, tal como se pode ver nesta imagem. Para um jornalista a imagem final tem que ser atraente e seduzir o seu público algo, porque o mais importante para ele é que essa imagem venda e que seja noticia e muitas vezes ele precisa de tentar produzir essa imagem.
“Se não há imagem, praticamente não há informação (...) Nosso primeiro aprendizado na fotografia é que você é o olho do leitor. Se você não chegar, o seu leitor vai ser privado da informação” (Nelson Chinalia)
Se uma fotografia ou imagem for bem elaborada, transmite-nos a sua mensagem de forma rápida, objectiva e directa. Às vezes, ela seduz-nos ao ponto de nos lembrarmos dela meses ou até anos.
Se eu visse o resultado desta fotografia diria que no cimo da serra estava um dia lindo, e que um cidadão Árabe andava a passear pela serra e que esta tinha ovelhas a pastar na serra,, mas no fundo a imagem final fazia com que eu tivesse uma opinião oposta ao que na realidade tinha acontecido.
As imagens têm um papel muito especial no estímulo das nossas emoções. Elas atraem o olhar e despertam os sentidos, induzem-nos ao pensamento, e muitas vezes recorremos ao imaginário e às experiencias vividas para desvendar o seu real significado. A interpretação vai depender da percepção e sensibilidade de cada pessoa, e isso depende muito de pessoa para pessoa.
Tal como diz o ditado “mais vale uma imagem que mil palavras.”
Sem comentários:
Enviar um comentário